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Explicação sobre CAN (Controller Area Network)

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  1. #1
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    Predeterminado Explicação sobre CAN (Controller Area Network)

    Rede de controle de área. Faz a interligação com todas as unidades de comando do veÃ*culo, levando e trazendo informações entre elas. É a parte fÃ*sica do sistema.

    CAN (Controller area network)
    Generalidades


    A CAN (Controller Area Network) é um sistema padronizado para comunicações múltiplas. A Volvo desenvolveu um novo padrão de comunicações múltiplas - VOLCANO. O VOLCANO é um desenvolvimento da CAN e funciona em tempo real e por prioridades. A descrição do funcionamento por prioridades é desenvolvido a partir do VOLCANO mas é designado por CAN.



    O padrão para CAN (Control area network) especifica:

    Utilização de dois cabos (CAN H e CAN L)
    NÃ*veis de tensão a utilizar
    Aspecto das mensagens
    Tratamento dos erros de transferência.
    Cabos, CAN H e CAN L





    Os cabos CAN H e CAN L não devem ser confundidos com HS CAN e LS CAN, que são velocidades da Controller area network. CAN H e CAN L constituem um meio de distribuição de sinais na rede de comunicações múltiplas.



    A comunicação é efectuada através de dois cabos. Estes dois cabos formam um par. CAN H é sempre branco e CAN L é sempre verde.
    Os cabos são feitos de cobre e são facilmente identificados pela cor verde e branco.



    Os nÃ*veis de tensão para comunicações ocorre utilizando nÃ*veis de tensão diferencial.
    O motivo pelo qual a comunicação é efectuada com cabos em pares e nÃ*veis de tensão diferencial é o facto da rede se tornar menos sensÃ*vel a interferências.



    A mesma mensagem é transmitida em simultâneo por ambos os cabos, embora sejam utilizados diferentes nÃ*veis de tensão.

    Binário 0 = 2,5V tanto em CAN H como em CAN L
    Binário 1 = 4V em CAN H e em CAN L.


    O nÃ*vel médio de tensão é de 2,5V.

    Mensagem da CAN (Controller area network)





    A mensagem é constituÃ*da pelos seguintes componentes:

    Identificador ("flag"), que indica a identidade e prioridade da mensagem
    Informações de dados (valor, informações etc.)
    Soma de verificação, utilizada para verificar se a mensagem chegou correctamente
    Sinal de paragem, indica o fim da mensagem.


    Uma Controller area message completa é designada por quadro.

    Atribuição de prioridades


    Se vários módulos de controlo pretenderem enviar uma mensagem em simultâneo, podem ocorrer conflitos numa rede. Por exemplo, se o condutor pisar o pedal de travão ao mesmo tempo que o passageiro muda as definições de controlo de climatização e um passageiro do banco de trás abre o vidro eléctrico.
    Para um funcionamento seguro, devem ser atribuÃ*das prioridades Ã*s mensagens. Complementarmente, os atrasos decorrentes de uma situação de fila de espera devem ser tratados com limites razoáveis. Tudo para que o cliente não se aperceba de lentidão no sistema.
    Para solucionar problemas com conflitos e atrasos, existe uma ordem de prioridade de mensagens para assegurar um bom funcionamento.



    A atribuição de prioridades a mensagens é determinada pelo número de zeros no inÃ*cio das mesmas, quanto mais zeros, maior a prioridade.
    A atribuição de prioridades ocorre do seguinte modo:

    Quando a rede está disponÃ*vel, todos os módulos de controlo com "algo a comunicar" enviam a primeira parte da mensagem
    Todos os módulos de controlo detectam o que foi transmitido na rede
    Se um módulo de controlo tiver transmitido 0, os que enviaram 1 param e aguardam até a rede estar disponÃ*vel
    Os que transmitiram 0 transmitem a segunda parte da mensagem
    Se um módulo de controlo tiver transmitido 0 como segunda parte, os que enviaram 1 param e aguardam até a rede estar disponÃ*vel, e assim por diante.


    A mensagem de prioridade mais elevada (mais zeros no inÃ*cio) "ganha" e é enviada em primeiro lugar.



    Uma mensagem termina com sete zeros. Deste modo, os módulos de controlo sabem que a rede está disponÃ*vel e que pode ser enviada uma nova mensagem por ordem de prioridades.

    Dois tipos de mensagem


    Existem dois tipos de mensagens no sistema:


    Quadros periódicos. Etas mensagens são enviadas regularmente e indicam o estado actual de um parâmetro. São utilizadas para informações frequentemente actualizadas, por exemplo, sinais de velocidade
    Quadros de acontecimentos, apenas enviados quando ocorrem determinadas condições. Este tipo de mensagens é utilizado para situações que ocorrem ocasionalmente, abrir/fechar uma janela, por exemplo.


    A mensagem pode conter um bit de actualização, que indica a actualidade das informações.



    O sistema assume que o receptor recebeu a mensagem, assim, não é enviado um pedido de confirmação da recepção (só são enviadas respostas a perguntas directas de outro módulo de controlo).
    Mas o receptor sabe com que frequência deve receber uma mensagem sobre o estado a aplicar. Se a mensagem estiver em falta, o receptor pode ligar um programa de emergência e/ou definir um código de avaria.

    Compatibilidade


    As unidades devem "falar" a mesma linguagem e devem sem compatÃ*veis entre si. Para tal, é utilizado um protocolo de comunicações padronizado.
    A configuração de sinais (sfg) contém a linguagem entre as unidades. Se qualquer módulo possuir uma configuração de sinais que não corresponda a outras unidades, o módulo não pode comunicar. Isto significa que todas as unidades devem ter configuração de sinais compatÃ*vel. A configuração de sinais é modificada ocasionalmente para adicionar novas mensagens e remover mensagens antigas.

    Configuração


    Ao configurar um sistema, é possÃ*vel descarregar instruções relativas aos seguintes itens:

    Quais os módulos de controlo incluÃ*dos no sistema (por exemplo, o módulo electrónico central, e outros.)
    Que módulo de controlo deve fazer o quê (por exemplo, "este é o módulo de controlo da porta do passageiro - este é o módulo de controlo da porta do condutor")
    Que funções devem ser incluÃ*das (por exemplo, função de alarme ligada ou desligada)
    Quais os componentes ligados aos módulos de controlo (por exemplo, se o alarme inclui sensor de inclinação)
    Quais as mensagens que um módulo de controlo deve transmitir e quais as que deve receber
    Onde armazenar os diferentes dados.


    A configuração deve ser adaptada Ã* instalação de acessórios e deve ser novamente descarregada após a alteração de qualquer módulo de controlo. A configuração é adaptada e descarregada através de VIDA.

    Obs! Embora dois veÃ*culos possam parecer idênticos, podem comportar-se de modo diferente devido a diferentes configurações, é possÃ*vel que o cliente ou os técnicos da oficina tenham alterado um parâmetro.


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  3. #2
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    Predeterminado Re: Explicação sobre CAN (Controller Area Network)

    Anjo verdadeiramente o teu é increible, és um craque um 10 para ti

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